Palestrantes - III ENCONTRO PAULISTA DE CIÊNCIA DO SOLO (III EPCiS)

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Palestrantes

Agricultura com base em evidências
Luís Ignácio Prochnow possui graduação em Agronomia pela FCA/UNESP Botucatu (1985), mestrado em Energia Nuclear na Agricultura pelo CENA/USP, Piracicaba, (1992) e doutorado em Solos e nutrição de plantas pela ESALQ/USP, Piracicaba, (1996). Atualmente é diretor do programa do Instituto Internacional de Nutrição de Plantas no Brasil - IPNI. Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: fertilidade do solo, analise química de solo, fertilizantes fosfatados, nutrição de plantas, adubação e acidez do solo.
E-mail para contato: lprochnow@ipni.net





As relações do equilíbrio de bases e o controle de pragas e doenças na fruticultura orgânica

Sebastião Wilson Tivelli possui graduação em Engenharia Agronômica (1986) e mestrado (1994) em fitotecnia pela ESALQ/USP Piracicaba, doutorado em horticultura pela FCA/UNESP Botucatu (1999). Atualmente é Pesquisador Científico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios APTA Polo Centro Sul - Departamento de Descentralização do Desenvolvimento. Atualmente Chefe de Seção Técnica da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de São Roque. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Horticultura Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: hortaliças, sistemas de produção, olericultura orgânica, transição agroecológica, comercialização e ambiente protegido.
E-mail para contato: tivelli@apta.sp.gov.br



Manejo do solo, nutrição e adubação da videira Niagara Rosada

Marco Antonio Tecchio possui graduação em Agronomia (1997), mestrado (2003) e doutorado (2005) em horticultura pela FCA/UNESP Botucatu. Atualmente é professor Assistente Doutor da FCA/UNESP Botucatu. Tem experiência na área de Fruticultura, com ênfase em manejo e tratos culturais em fruteiras, atuando principalmente nos seguintes temas: vitis, videira, uva, adubação, nutrição, reguladores vegetais, poda, porta-enxertos e sistemas de condução.
E-mail para contato: tecchio@fca.unesp.br






Adubação e manejo do solo realizado pelos produtores de laranja do Noroeste Paulista

Antonio Augusto Fracaro possui graduação em Engenharia Agronômica (1990) e mestrado (2000) em Agronomia – Sistemas de Produção pela FEIS/UNESP Ilha Solteira, doutorado em Agronomia – Produção vegetal (2004) pela FCAV/UNESP Jaboticabal. Atualmente é professor da FATEC Jales e Proprietário da Empresa FRACARO Consultoria e Assistência nas culturas de citros e uva. Tem experiência na área de fitotecnia, com ênfase em fruticultura.
E-mail para contato: fracaro07@gmail.com







Importância da ILP na produção agropecuária

Carlos Viacava - Agropecuarista e Presidente do Grupo CV - Nelore Mocho. Possui graduação em Economista (1962) e Pós-graduação em Economia Pública (1966) pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da USP. Foi professor colaborador da FEA-USP de 1965 até 1983. Diretor do Instituto Brasileiro do Café de 1970 a 1974. Diretor Geral da Cia Cacique de Café Solúvel de 1975 a 1979. Secretário Especial de Abastecimento e Preços – Ministério do Planejamento de 1979 a 1981. Secretário Geral do Ministério da Fazenda de 1981 a 1983. Diretor da Cacex-Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil - de 1983 a 1985. Conselheiro da ACNB desde 1990. Diretor Corporativo da Cutrale de 2010 a 2013. Fundador e Presidente do Clube do Nelore Mocho até 1993. Presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil 1999 a 2005. Vice-Presidente da ANCP desde 2013. Conselho técnico da ABCZ de 1999 até 2016. Conselheiro do COSAG da FIESP em 2017. Atualmente é Agropecuarista: produzindo laranja, soja, milho e criador de Nelore Mocho (SP) no sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta



Efeito do pastejo nos atributos do solo em sistemas integrados de produção agropecuária

Cristiano Magalhães Pariz possui graduação em Zootecnia (2007) e mestrado (2010) em Agronomia – Sistemas de Produção pela FEIS/UNESP Ilha Solteira, doutorado em Zootecnia pela FMVZ/UNESP Botucatu (2013). Tem experiência na área de forragicultura e pastagens, com ênfase em produção de silagem, manejo de pastagens, ovinos de corte e gado de corte em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária sob Plantio Direto.
E-mail para contato: cmpzoo@gmail.com






Importância da ILP no manejo de solos arenosos

Edemar Moro possui graduação em Engenharia Agronômica (2003) pela UNIOESTE Marechal Cândido Rondon, Mestrado (2007) e doutorado (2011) em Agronomia - Agricultura pela FCA/UNESP Botucatu. Atualmente é professor da UNOESTE Presidente Prudente. Tem experiência na área de Agricultura, com ênfase em sistemas de produção agrícola, manejo da fertilidade do solo e nutrição de plantas, atuando principalmente com Integração Lavoura-Pecuária-Floresta com foco em solos arenosos.
E-mail para contato: edemar@unoeste.br






Interações entre produtividade, resposta a seca do Eucalipto e atributos de solos no Brasil

Vinícius Evangelista Silva possui graduação em Engenharia Florestal (2008) e mestrado (2011) em produção vegetal pela FCA/UFVJM Diamantina. Atualmente é doutorando em Agronomia - Sistemas de Produção na FEIS/UNESP Ilha Solteira e especialista em Nutrição e Manejo Florestal na Eldorado Brasil Celulose S/A. Tem experiência na área de Nutrição de plantas e Manejo Florestal.
E-mail para contato: vinicius.silva@eldoradobrasil.com.br







Ciclagem de nutrientes e fertilização de plantação de eucalipto

José Leonardo Gonçalves possui Graduação em Agronomia (1983) e mestrado (1987) em Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas pela UFV Viçosa e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ/USP Piracicaba (1990). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciências Florestais, da ESALQ/USP Piracicaba. Tem experiência na área de Solos e Nutrição Florestal, com ênfase em fertilidade do solo, nutrição mineral, ciclagem de nutrientes, manejo de resíduos vegetais e preparo de solo aplicados à Mata Atlântica, ao Cerrado e às plantações de eucalipto e pinus.
E-mail para contato: jlmgonca@usp.br






O manejo do solo e sua relação com a cultura da seringueira

Ondino Bataglia é Engenheiro Agrônomo formado em 1967, pela USP-ESALQ, com Doutorado em Agronomia pela mesma escola em 1973 e PhD em Ciência do Solo, em 1980, pela Universidade da Califórnia, Davis, CA, EUA. Pesquisador Científico do Instituto Agronômico de Campinas de 1968 a 2003. Atualmente é sócio proprietário da empresa Conplant – Consultoria, Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola Ltda. e Secretário Executivo da Fundação Agrisus desde 2007. Na Conplant é responsável pela gestão dos projetos da Agrisus e consultoria em seringueira, citros, café em análise química e interpretação de resultados de solo, de plantas e substratos.
E-mail para contato: ondino@conplant.com.br





Alternativas de rotação no setor sucroalcooleiro

Denizart Bolonhezi possui graduação em Engenharia Agronômica (1992) na FEIS-UNESP, mestrado (1998) e doutorado (2007) em Agronomia – Produção vegetal pela FCAV/UNESP Jaboticabal, Pós-Doutorado (2008-2009) no NCNPR/University of Mississippi/USA. Pesquisador científico desde 1994 no Instituto Agronômico de Campinas, sediado no Centro de Pesquisa em Cana-de-Açúcar (IAC) localizado em Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Fitotecnia, com ênfase em Agricultura Conservacionista. Coordena diversos projetos de longa duração, sobre rotação de culturas e manejo conservacionista em reforma de canaviais, envolvendo culturas da soja, amendoim, leguminosas, adubos verdes, bem como estudos do sistema radicular.
E-mail para contato: dbolonhezi@gmail.com





Novas recomendações de adubação do Boletim 100: é possível aumentar a produtividade em solos arenosos?

Estêvão Vicari Mellis possui graduação em Engenharia Agronômica pela UFSCAR São Carlos (2000), mestrado (2002) em Ciência do Solo pela FCAV/UNESP Jaboticabal e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ/USP Piracicaba (2006). Atualmente é pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas IAC. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: micronutrientes, adsorção e dessorção de metais, nutrição de plantas e qualidade do produto.
E-mail para contato: evmellis@gmail.com






Manejo sustentável de solos ocupados com cana-de- açúcar

Carlos Alexandre Costa Crusciol possui graduação em Engenharia Agronômica (1992) pela FEIS/UNESP Ilha Solteira, Mestrado (1995) e doutorado (1998) em Agronomia - Agricultura pela FCA/UNESP Botucatu. Atualmente é professor Titular da FCA/UNESP Botucatu. Tem experiência na área de Agricultura, com ênfase em sistemas de produção agrícola, manejo da fertilidade do solo e fisiologia aplicada, atuando principalmente nas culturas do arroz, amendoim e cana-de-açúcar, e nos temas integração lavoura-pecuária, silício na agricultura e reguladores vegetais.
E-mail para contato: crusciol@fca.unesp.br








 
Promoção
Agência
Realização
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal